Pegasus Technology

SOLUÇÕES DE

ANÁLISE DE VÍDEO​

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

RECONHECIMENTO FACIAL E SEGURANÇA PÚBLICA. UMA PARCERIA QUE VEM DANDO O QUE FALAR.

Câmeras com reconhecimento facial tornaram-se uma ferramenta poderosa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia para localizar e deter suspeitos e criminosos foragidos. Desde o carnaval, quando a tecnologia foi colocada à prova, cerca de 40 pessoas foram presas com auxílio do recurso. Sem dúvidas, é uma tecnologia que chegou para facilitar o trabalho policial.

 

Mas de onde vem esse modelo de tecnologia e quais os seus principais benefícios? Pra quem ainda não sabe, o modelo de segurança e as câmeras de reconhecimento facial utilizado na Bahia foram importados da China, onde a tecnologia é adotada amplamente – não apenas para detenção de criminosos. Só em 2018, 6 mil pessoas desaparecidas foram localizadas no país com auxílio do recurso. Muito interessante, não é mesmo?

 

Entre os casos recentes, destaca-se, por exemplo, o uso do reconhecimento facial durante a Copa América. No entorno da Arena Fonte Nova, em meio às torcidas de Paraguai e Colômbia, o sistema localizou um foragido da justiça: Wellington da Cruz Santos, 31 anos, que possuía mandado de prisão em aberto por homicídio. O criminoso foi detido pela Polícia Militar (PM) e encaminhado ao Departamento da Polícia Técnica para confirmação da identidade.

 

Uma mulher também já foi reconhecida pelo sistema causando a primeira detenção feminina por reconhecimento facial. Câmeras inteligentes reconheceram Eliene Santos Correia, de 39 anos, na Estação Rodoviária. Ela estava foragida por tráfico de drogas e o sistema apontou à PM 98% de semelhança ao localizá-la na estação.

 

Em condomínios residenciais ou em empresariais, por exemplo, o sistema de reconhecimento facial tem funcionado como um grande aliado na hora de promover mais segurança. Criminosos agem, principalmente, quando identificam as vulnerabilidades existentes no acesso aos condomínios.

Atualmente, existem algumas quadrilhas especializadas em realizar arrastões e furtos em apartamentos, daí a importância da instalação de um sistema de segurança eficaz que reforça os serviços de controle de acesso. A tentativa de invasão consiste em confundir a pessoa responsável pelo controle de acesso, em alguns casos, as quadrilhas enviam membros do bando que tenham feições características semelhantes aos moradores e que possam se passar por um deles, conseguindo entrar nas unidades e, posteriormente, pelo interfone, liberando a entrada dos outros integrantes do grupo criminoso.

Com a instalação do sistema de reconhecimento facial, nos locais designados à entrada de pessoas e seu uso no controle de acesso dos veículos, a tentativa de invasão por esse método será frustrada, uma vez que a biometria facial possui peculiaridades únicas e o sistema identifica as características da face de cada morador cadastrado, para que a entrada no condomínio seja liberada apenas para pessoas autorizadas. Pessoas não identificadas só terão o acesso liberado após os trâmites de reconhecimento e autorização.

 

Gostou do conteúdo? Nosso objetivo aqui na Pegasus Technology é potencializar ao máximo os nossos serviços à sua disposição.  Gostaria de o conhecer melhor as nossas soluções e como elas podem agregar economia e praticidade à sua empresa ou condomínio?

Clique aqui e fale diretamente com um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *